14#. Jogos Vorazes - Suzanne Collins




TITULO: JOGOS VORAZES  AUTOR(A): Suzanne Collins   PÁGINAS: 397   EDITORA: ROCCO   ANO: 2010




Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?



Acho que todas já leram esse livro e até assistiram o filme, mas sou daquelas que não vai na modinha de "está todo mundo lendo, vou ler também". 
Na verdade eu estava esperando o preço dos livros abaixarem pra comprar a trilogia completa, mas acabei ganhando o primeiro volume de aniversário. Enrolei pra ler, comecei a ler 'O Guia do Mochileiro das Galáxias" - que logo teremos resenha - até que decidi dar uma chance para "Jogos Vorazes". Não deu outra, me apaixonei por Katniss e por Peeta, e de quebra fiquei com uma dó do Gale.

Katniss, Petaa e Gale

Depois que a atual América do Norte deixa de existir é criada uma nova nação chamada Panen, que é dividida em 12 distritos. Depois de ter ocorrido uma rebelião a Capital resolveu criar os "Jogos Vorazes" para mostrar o seu poder sobre os distritos. 
Nos Jogos Vorazes são escolhidos um garoto e uma garota nas idades entre 12 e 18 anos - denominados de Tributos - para participar de uma competição que é transmitida ao vivo em que somente um Tributo sai vencedor.
O primeiro Tributo a ser sorteado é Prim, irmã de Katniss, Katniss entra em desespero e se oferece como voluntária para substituir a irmã. O Tributo masculino escolhido é Peeta. 
Katniss Everdeen é filha de um mineiro - morto em uma explosão - e de um boticaria. Depois que o pai morreu, Katniss começa a caçar para conseguir comida e é aí que ela conhece Gale. E no decorrer dos anos eles caçam juntos e dividem todos seu rendimentos. 
Dá pra perceber logo no inicio do livro o sentimento de Gale por Katniss.
Peeta Mellark é filho do padeiro do Distrito 12. O que mais sabemos dele é que ele ajudou Katniss logo que ela perdeu o pai. 
Vamos diretamente para os Jogos Vorazes.
Nos Jogos eles serão auxiliados por Effie Trinket - Uma mulher meio estérica que os ensinará a como se portar nas entrevistas, Haymitch Abernathy - único vencedor dos Jogos no Distrito 12, os ensinará o que fazer e como se portar para ganhar patrocinadores, e Cinna - O Estilista de Katniss, um cara humilde que através de suas roupas e conselhos o ajudam a travar esse jogo.

Effie, Haymitch e Cinna

Katniss e Peeta enfrentarão outros 22 Tributos dos outros 11 Distritos. Sendo que, em alguns destes Distritos as crianças são treinadas para participar dos Jogos e Peeta e Katniss sabem disso. 
Durante os Jogos eles passam por sede, fome, feridas e outras dificuldades durante o Jogos, sempre lembrados que isso é um Show e que todos querem se matar. 
Nesse Jogo só um pode sobreviver, mas uma reviravolta no Jogos faz com que Katniss e Peeta lutem lado a lado.E é desafiando o Distrito e ao Rei Snow que Katniss e Peeta lutam pela sobrevivência e por uma vida melhor para suas famílias.

"Jogos Vorazes" é aquele livro que você não consegue largar enquanto não termina, e quando termina quer ter o segundo na mão pra poder continuar de uma vez. 
Infelizmente eu só tenho o primeiro e quero loucamente os outros dois. 
Suzanne Collins tem um escrita que cativa e que te prende, vemos tudo na visão de Katniss,  e dessa forma, podemos ver e  sentir conforme a sua experiência.
Eu senti um pouco, pois já tinha assistido o filme e pude ver, por exemplo, a reação de Gale em um determinado acontecimento e as manobras de Haymitch para ajudar Katniss. 
Mas nem o fato de ter assistido o filme antes de ler o livro prejudicou a minha experiência na leitura.

Sobre a autora:

Suzanne Collins nasceu em 10 de agosto de 1962 e é filha de um oficial da Força Aérea americana, vive em Connecticut com o marido e os dois filhos. Recebeu um mestrado em Escrita Dramática pela New York University.Iniciou a carreira em 1991, como escritora de programas infantis. Trabalhou em diversos programas para a Nickelodeon. Também foi a escritora-chefe de série animada Clifford’s Puppy Days, da Scholastic Entertainment. Suzanne recebeu uma nomeação na categoria desenho animado da Writers Guild of America por seu trabalho no aclamado especial de natal Santa, Baby! Depois de conhecer o autor James Proimos, quando ela trabalhava no programa Generation O! da KidsWB, se inspirou para escrever seus próprios livros voltados ao público jovem.








Nenhum comentário

Postar um comentário

Deixe seu comentário e não esqueça do seu link para que eu possa visitar! :)
Não deixe de acompanhar o blog nas redes sociais, e se tiver dúvida entre em contato!
Beijos, volte sempre (:

Copyright © 2016 Loucuras de Amanda | Todos os direitos reservados | Layout por: Amanda Portfólio